Movimentação
O processo de Movimentação de Pessoal no Banco é dinâmico e visa conciliar
as necessidades da Empresa e dos funcionários. Além disso, o Plano de
funções do Banco também é um instrumento revisado de forma periódica com
vistas a alinhar atividades e funções às necessidades do cliente.
Assim, frente às constantes evoluções no mercado bancário, o BB segue
avançando com iniciativas estratégicas que garantem competitividade e
excelência operacional, como a implementação das novas funções e a expansão
dos segmentos de clientes, bem como a atualização do quadro de agentes comerciais das Redes Varejo e
PSO.
Com isso, foi aprovada a expansão das dotações para atender alguns segmentos
de clientes do BB:
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Agro: foram criadas mais de 68 novas carteiras
especializadas no relacionamento com este público, sendo 24 Estilo Agro
e 44 Personalizado Agro. Isso significa um aumento de 136 dotações entre
gerentes e assistentes.
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High Varejo PJ: foram criadas mais 78 carteiras High
Varejo, com duas agências especializadas adicionais e um incremento de
142 oportunidades.
Dessa forma, diante da evolução nos modelos de relacionamento com os
diversos nichos de clientes, com um enfoque cada vez mais especializado e
com intenso uso de tecnologias foram aprovadas as seguintes propostas:
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1. Extinção da função de Assistente de Negócios UN, concomitantemente à
criação da função Assistente de Atendimento e Negócios, para maior
amplitude e transversalidade de atuação do assistente no modelo de
atendimento;
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2. Extinção da função de Supervisor de Atendimento;
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3. Criação da função Especialista UN, com jornada de 8h, intermediária
entre o Assistente de Negócios e o Gerente de Relacionamento, com
flexibilidade de atuação;
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4. Assistente de Tesouraria - nome de relacionamento para a função
Assistente Operacional Pleno UA, acionada nas PSV, com a criação de novo
grupamento especificamente para o exercício das atividades relacionadas
ao numerário;
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5. Gerente de Negócios Digitais - nome de relacionamento para a função
de gerente de Relacionamento estilo, quando acionada nos Escritórios
Leve.
Dessa forma, mediante a criação e extinção de funções, dimensionamento de
redes e expansão de modelos de atendimento e dos encaminhamentos referentes
aos caixas executivos, foram aprovadas as seguintes flexibilizações em
critérios de movimentação:
Agentes Comerciais lotados com código
288/394
Para estimular sua realocação, os Agentes Comerciais lotados com o código
288/394 serão priorizados para o preenchimento das vagas dos GFMs 19 e 20. A
priorização nessas oportunidades ocorrerá de forma automática não sendo
necessárias solicitações individuais para as Gepes.
A priorização ocorrerá desde que os funcionários estejam habilitados nas
conquistas periódicas do Programa de Desenvolvimento e Orientação
Profissional. As nomeações das Funções dos GFMs 19 e 20 serão processadas
sem nova contagem de prazo para concorrências.
Os colegas receberam nesta data comunicação específica com o detalhamento
das informações.
Flexibilização dos 10%
Outra novidade importante é a implementação da flexibilização das condições
para movimentações quando a dependência de origem do funcionário indicado
possui mais de 10% de vagas em seu quadro. As nomeações devem considerar a
manutenção da capacidade operacional mínima para o bom funcionamento do
prefixo de origem.
Cadeias de Nomeação
Ainda com o objetivo de proporcionar e incentivar a alocação dos
funcionários em todos os movimentos acima, foi autorizada a nomeação sem
nova contagem de prazo para os colegas que sejam nomeados em lateralidade,
desde que ao final da cadeia de nomeação, regularizem uma situação de
excesso.
Nomeações em ascensão nas novas carteiras do
Agro e High Varejo PJ
Já o provimento das vagas surgidas nos movimentos de expansão e readequação
de estruturas/modelos de atendimento, a exemplo do AGRO e High Varejo PJ,
deverão ocorrer conforme previsto nos normativos vigentes. As áreas poderão
realizar processo seletivo, se for o caso, para o provimento das novas
vagas.
Remoção Automática exclusiva para
funcionários em excesso
Serão realizadas quatro rodadas do Sistema Automático de Concorrência à
Remoção (SACR), exclusivas para funcionários que estão em situação de
excesso, da seguinte forma:
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Duas rodadas nos dias 16 e 23 de janeiro => Todos os escriturários,
lotados em prefixos com excesso, poderão concorrer para outro prefixo
com vaga na mesma cidade.
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Duas rodadas nos dias 30/01 e 06/02 => Todos os escriturários, lotados
em prefixos com excesso, poderão concorrer para qualquer agência com
vaga no País.
As quatro rodadas do SACR oportunizam que os colegas se movimentem de forma
voluntária para os prefixos de sua escolha, seja na mesma cidade ou no País.
Todas as remoções serão processadas sem a contagem de novos prazos. Para os
funcionários que se movimentarem de uma cidade para outra, serão pagas as
vantagens de remoção, previstas nos normativos vigentes. As inscrições podem
ser realizadas até às 17 horas do dia anterior à rodada. Seguem abaixo as
oportunidades para registro das concorrências.
CRA18001 REMOÇÃO SACR - MESMA PRAÇA (Rodadas dos dias 16 e 23/01)
CRA25001 REMOÇÃO SACR – NACIONAL (Rodadas dos dias 30/01 e 06/02)
Após a realização dessas 4 rodadas, os funcionários que permanecerem lotados
em prefixos com excesso de escriturário, terão suas remoções analisadas no
interesse do serviço e poderão ser removidos para outra agência, da mesma
praça, que disponha de vaga.
A remoção no interesse do serviço visa a regularização de excessos na
dependência ou praça (município) e a melhor distribuição da força de
trabalho. Os critérios utilizados para a escolha do funcionário a ser
removido serão divulgados oportunamente.
Simulador de Remuneração
Para colegas com gratificação de Caixa fixada no
sistema, o simulador
disponibiliza a
estimativa de salário bruto em caso de nomeação em
qualquer função dos GFMs 19 e
20.
Acesse o Simulador
de Remuneração e confira.